NMEA 0183 e 2000,  o que é?

 

NMEANational Marine & Electronics Association, é uma associação não lucrativa fundada por um grupo de profissionais da indústria electrónica de periféricos marinhos, em conjunto com fabricantes, distribuidores, revendedores e instituições de ensino.
O seu objectivo é armonizar e standarizar os equipamentos da marinha

 

Assim a tecnologia NMEA permite aos diferentes instrumentos de navegação de comunicarem entre eles. O formato NMEA o mais frequente actualmente é o NMEA 0183 mas aos poucos é substituído pelos últimos sistemas de navegacão pelo NMEA 2000.
 

O NMEA 0183 é o standard de comunicação o mais frequente nos navios e substituiu os standard NMEA 0180 e 0182.
 

Quase todos os sistemas de navegação tem entradas ou saídas NMEA 0183

 

A associação NMEA criou o novo standard de comunicação para a electrónica marinha: o NMEA 2000.
Este vai substituir nos próximos anos o standard NMEA 0183 e os últimos sistemas de navegação Raymarine utilizam por exemplo o NMEA2000.
Este novo standard é muito fácil de utilizar e conectar os instrumentos nesta rede é muito fácil graças ao conector em hub.
Certos instrumentos de navegação podem mesmo ser alimentos directamente nesta rede NMEA2000.
O objectivo deste novo standard é portanto o de melhorar a velocidade de transmissão dos dados e sobretudo facilitar a instalação e a conexão dos diferentes instrumentos de navegação.
O seu sistema electrónico a bordo terá portanto certamente necessidade de um multiplicador NMEA a fim de poder conectar os diferentes instrumentos entre eles.
Assim que todos os seus sistemas estão conectados entre eles graças à caixa de conversão dos sinais ao standard WiFi, poderá assim beneficiar de um sistema de navegação eficiente e cada instrumento irá difundir os seus dados aos Smartphones ou tablets a bordo do seu barco.

Um pouco de técnica...

© 2016 ABC Marine - Electrónica de bordo

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now